Yayoi Kusama + Ron Mueck pt. 2

[CONTINUAÇÃO]

Bom, a segunda exposição que visitei esse ano, em São Paulo, foi a do escultor Ron Mueck, na Pinacoteca.

O prédio em que está a Pinacoteca é outra construção de tirar o fôlego. É enorme, tem um acervo imenso e rico, além de um lindo parque ao lado. A localização também não poderia ser outra, logo em frente à Estação da Luz!

Fachada Pinacoteca

Estação da Luz

Como não poderia ser diferente, havia uma espera de pelo menos 1 hora para a entrada na exposição de Ron Mueck. Durante a semana a entrada custa R$6,00 e é de graça na quinta-feira após às 17h e aos sábados durante o dia todo.

Ao final da espera, chegamos a entrada da Exposição de Ron Mueck e somos conduzidos pelas salas onde se encontram suas esculturas. Uma vez passado por uma sala, não é possível retornar a mesma, algo que achei bem interessante pois além de facilitar o fluxo de pessoas pela exposição, faz com que os visitantes aproveitem ao máximo o contato com cada obra.

Ron Mueck é australiano, nasceu em 1958, e hoje em dia vive em Londres. Cresceu vendo seus pais confeccionarem brinquedos, algo que influenciou muito sua produção, apesar de não ter nenhuma formação artística tradicional. Trabalhou com efeitos especiais e animação de personagens para televisão, cinema e publicidade. Mas foi em 1990 que passou a se dedicar mais à sua produção pessoal.

Os materiais escolhidos por Mueck são inovadores, o que faz dele um destaque no cenário contemporâneo. Suas esculturas hiperrealistas impressionam pela riqueza de detalhes, além do impressionante jogo de escalas que o artista traz, algumas vezes exageradamente grandes e outras menores do que o habitual.

A partir de um primeiro modelo em argila, Ron Mueck utiliza materiais como: fibra de vidro, resina, silicone e acrílico. Reproduz cada detalhe, como unhas, veias, cílios e pelos com um nível de exatidão impressionante, exceto pela alteração de escala, sendo suas esculturas sempre maiores ou menores que uma pessoa real.

Aqui no Brasil chegaram apenas nove de suas obras, mas já é suficiente para se encantar ainda mais com sua produção, e continuar acompanhando mesmo depois de sair do Museu.

Aqui estão as fotos de cada uma das esculturas, e alguns detalhes que achei interessante capturar. (Clique para ver maior):

Antes de entrarmos na sala onde estão as obras, existe um balcão com alguns encartes sobre a exposição. Vale muito a pena guardar um destes, é um ótimo material de apoio pois contém perguntas fundamentais que todos deviam fazer a respeito de cada obra. Estas perguntas nos ajudam a tentar compreender o que o artista quis transmitir em cada uma das suas obras.
As obras de Ron Mueck vão muito além do hiperrealismo e da variação de escala, elas nos fazem repensar nossa própria humanidade.

Ao finalizar a visitação à exposição de Mueck, é possível circular pelo acervo permanente da Pinacoteca, bem como loja e cafeteria.

Referências:

http://www.pinacoteca.org.br/


Visitar estas duas exposições foi algo realmente importante para mim, me fez adquirir maior repertório artístico e confirmar algo que eu já sabia, eu vivo e quero viver, da Arte e para Arte!
Espero que com estes posts eu consiga cativar cada vez mais pessoas a frequentarem museus e exposições, pois isso incentiva não só quem trabalha na área, mas também serve de alimento para a alma de cada um que aprecia uma obra de Arte.

E para finalizar:
A exposição de Ron Mueck fica na Pinacoteca até Janeiro, mas o acervo permanente está sempre aberto para visitação.
Agora, no Instituto Tomie Ohtake está acontecendo uma exposição sobre Salvador Dalí, que vai até Janeiro também! Pretendo ir o mais rápido possível! 😀

Uuuufa! Depois de tanto escrever, espero ter passado um pouquinho do gosto dessas duas maravilhosas exposições, não deixem de conferir!
Vejo vocês na próxima!

Kiiiiiiiiissu da Ana! :*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s